O que se passa no Facebook passa-se aqui também!

2 de janeiro de 2010

FlashMob...já ouviram falar?

O termo FlashMob poderá não vos dizer nada à primeira vista mas "está na moda" e representa uma nova abordagem à criação de "arte pública", cada vez mais difundida e utilizada, agora até por empresas para desejar um Feliz Natal aos seus clientes, como foi o caso no Aeroporto de Lisboa em inciativa da ANA e da TAP.
Por várias vezes aqui dei notícia de inciativas que envolviam um grande número de indivíduos e que se inciavam, aparentemente, do "nada" e desapareciam do mesmo modo. São exemplos disso a "pillow fight" ou os "congelados" (procurem no Youtube "Frozen at Grand Central", um mimo!)
FlashMob será então uma mobilização de pessoas, muitas vezes convocada por sms ou e-mail, que acontece no dia e na hora marcada mas sem o conhecimento público (apenas os envolvidos sabem o que se vai passar, embora por vezes haja iniciativas para as quais se faz uma chamada pública, como foi o caso do tributo ao Michael Jackson que se realizou na Praça Camões, em Lisboa). Esta mobilização é "Flash" porque é repentina. Os indivíduos aparecem, fazem a sua performance, e desaparecem tão depressa quanto apareceram. No entanto isto requer alguma capacidade de mobilização e de organização por parte de quem convoca o FlashMob.
Deixo-vos agora o exemplo passado no Aeroporto de Lisboa, disponível no Youtube, e que também já passou na TV (com imagens do Youtube, interessante, não?)



Seremos nós, professores, capazes de convocar uma iniciativa do género na escola? Imaginem, num intervalo, um conjunto de alunos começar a tocar um instrumento, realizar uma coreografia, pintar uma tela gigante que aparece não se sabe bem de onde...
É assim que imagino a escola! Capaz de surpreender, de mobilizar, de cativar, de promover, de marcar a diferença e envolver os seus alunos.
Quem está comigo?

3 comentários:

zoom disse...

como resposta à penultima pergunta, penso que os professores estarão preparados para tal. Como aluna de Àrea de Projecto que fui decidimos fazer isso mesmo por a escola a mexer... tivemos 2 períodos a desenvolver acontecimentos, os chamados happenings.O site fica aqui http://escape-happenings.blogspot.com/ agora já não mexe mas foi um momento importante para acontecer qualquer coisa de diferente, de inesperado! Espero ouvir falar do projecto... alguma coisa é só dizer!!! AH E HÁ UM FLASHMOB LIIINDO na grand central em nova york de um grupo já muito pa frente... agora nao encontro, fica para a proxima :)

Tamiris disse...

Legal sua iniciativa de desenvolve esse blog. Sou estudante de Artes Visuais na UFSM, RS, Brasil. No meu trabalho de estágio com adolescentes de uma escola pública, desenvolvi um projeto com bastante envolvimento da arte pública. Agora já estou com outra idéia para este ano de, em forma de oficina, trabalhar a arte pública com os educandos não só dentro da escola, mas também com a comunidade próxima a ela, por meio de um coletivo de arte composto pelos estudantes.
Aqui está o blog organizado por meus alunos deste ano: http://arte204ruschi.blogspot.com/

Abração

Dalaiama disse...

Admiro a tua onda, és um prof incomum!
:)

Posts relacionados

Também poderá estar interessado em...