O que se passa no Facebook passa-se aqui também!

22 de julho de 2009

The "new genre of public art" @ Campolide



Esta semana a Avenida Miguel Torga em Campolide acordou com um graffiti de boa qualidade e ao estilo Bansky (que me desculpe o autor B92 mas a comparação é, claramente, um elogio).
A parede onde está pintada a obra era branca, embora deixe entrever uma frase de ordem escrita aquando da visita de Bill Clinton a Portugal: "Clinton fora daqui!". A qualidade subiu muito.
Há algum tempo atrás a parede era um spot preferido da publicidade em cartaz mas felizmente os senhores que enchem os passeios e as paredes de cola encontraram outros locais e libertaram a parede que voltou a ser branca.
É um local de muita passagem, especialmente de carro.
O graffiti está estrategicamente colocado, junto ao semáforo, assegurando que a maioria das pessoas que por lá passam o vêem.
Suzanne Lacy chamou a estas intervenções artísticas o "novo género de arte pública". Arte comprometida com questões sociais, que faz reflectir quem vê, que levanta questões pertinentes na sociedade actual...
As questões levantadas aqui podem ser mais que muitas!
"To bem. Nao te preocupes" dito por quem está prostrado no chão e esvaído em sangue leva-nos para a indiferença social para com as questões da pobreza, da violência, da falta de assitência a quem mais precisa, ...
Talvez esta obra ganhe um significado especial se dissermos que a poucos metros está um grande outdoor do PS, com uma grande foto de Sócrates e onde se promete "Avançar Portugal!"

Este será um bom tópico de discussão com os nosso alunos na reentré lectiva, em Setembro. Até lá, boas Férias.

Sem comentários:

Posts relacionados

Também poderá estar interessado em...