O que se passa no Facebook passa-se aqui também!

16 de junho de 2009

A moda das "Parades"...

Pois é... parece que a moda das "Parades", inciada pela famosa Cow Parade, veio para ficar.
Desde o dia 11 de Maio e até 30 de Setembro podemos ver em Matosinhos a Sea Parade.
Segundo o site IPorto a Sea Parade é "a conjugação do mar com a gastronomia, associadas à visão do artista". Desta iniciativa fazem parte "cerca de 60 figuras, desde sardinhas, polvos, cavalos-marinhos, golfinhos, entre outros espécimes (...)[que] invadem as ruas de Matosinhos, decoradas e pintadas por nomes sonantes do panorama artístico, escolas, empresas, etc."
Mais uma vez, ao bom estilo Cow Parade as peças estão "colocadas em exposição, em diferentes pontos do concelho, sendo posteriormente leiloadas".
Confesso que não tenho absolutamente nada a opôr às iniciativas do género (muito pelo contrário), desde que bem organizadas e com objectivos claros, não descurando nunca a formação estética e artística dos transeuntes, assegurando também a participação efectiva dos cidadãos, num exercício de prática artística e cidadania.
Mas teremos mesmo de continuar a chamar "Parade" a estas inciativas? Não conseguimos encontrar nenhuma palavra ou expressão na nossa língua que expresse o mesmo sentido?
O que interessa mesmo para nós é que arte está definitivamente na rua! Vamos deixar passar a oportunidade de aprender algo com ela???

Ver notícia no JN

1 comentário:

Ademar Oliveira de Lima disse...

Estive por aqui em visita ao seu blog! Abraços Ademar!!

Posts relacionados

Também poderá estar interessado em...