O que se passa no Facebook passa-se aqui também!

25 de abril de 2009

O 25 de Abril e a Arte Pública em Portugal

Monumento ao 24 de Abril. João Cutileiro. Lisboa. 1997 
Há algum tempo atrás referi aqui no blog uma notícia que nos dava conta da opinião do Director do Museu de Serralves, João Fernandes, que, numa conferência a propósito do Prémio Tabaqueira de Arte Pública, afirmava que as obras de arte pública em Portugal são, na sua maioria, um conjunto de "calhaus ao alto" de "uma duvidosa qualidade".
Nessa mesma ocasião, João Pinharanda, conhecido crítico de arte, referiu que há uns anos atrás fez um périplo pela cintura industrial de Lisboa afim de conhecer os monumentos ao 25 de Abril que por ali proliferam e concluiu que "na realidade são muito, muito maus".
Na arte, como na maioria das coisas em Portugal, estabelecem-se dois períodos distintos na história recente do país, ou seja, antes e depois do 25 de Abril.
Sem dúvida alguma que muitas mudanças ocorreram no nosso país nestes últimos 35 anos. Fruto da regeneração urbana que se tem operado um pouco por todo o país, e até do desenvolvimento económico, muitos municípios têm investido em obras de arte pública com as intenções mais diversas (já vi obras que vão desde o "Monumento ao dador de sangue" até ao "Monumento à cortiça")
Invariavelmente o 25 de Abril é motivo de celebração e qualquer município que de algum modo esteja ligado a esta efeméride não perde a oportunidade de mandar erigir uma obra em louvor da data, ou dos ideais, ou dos heróis, ...
Nada contra e tudo a favor!
O problema prende-se exactamente com a qualidade das obras em si mesmo e com a sua implantação no espaço em que são colocadas.
Apesar de ser uma publicação com 10 anos (e em 10 anos muitas obras foram "nascendo" por esse país fora) vale a pena dar uma vista de olhos pelo livro Formas de Liberdade: O 25 de Abril na Arte Pública Portuguesa de Arlindo Mota e de Pedro Soares.
A foto que escolhi para ilustrar este artigo é a obra de João Cutileiro em Lisboa.
Lanço agora o desafio aos meus leitores que enviem para este blog (como comentário) outras fotos que tenham de outros monumentos ao 25 de Abril espalhados pelo país.
 
Alguns artigos na Web relacionados:

1 comentário:

Dalaiama disse...

Epá! Tudo bem? Só pra dizer que ainda há dois dias estive aqui e não reparei na publicidade que colocaste ali em cima. Eu não podia deixar de assinalar o dia em que aderiste ao comércio online...
Hahaha ;) Fica bem.

Posts relacionados

Também poderá estar interessado em...