O que se passa no Facebook passa-se aqui também!

28 de novembro de 2010

Arte Urbana na Galeria Vera Cortês. Lisboa

Quem, há uns anos atrás, poderia prever que esta forma de arte poderia chegar às galerias?
O nome da exposição evoca isso mesmo "Underdogs"... Seria esta uma arte tratada "abaixo de cão" e que não caberia nunca num circuito comercial ou, simplesmente, mediático. Pois tudo mudou!
O panorama é totalmente diferente e a arte urbana chaga também ela às galerias.
Poderíamos discutir isso... que dizem?
Seria interessante discutir se isto corresponde a um reconhecimento deste tipo de arte pelas instituições?, a uma apropriação pelo mercado?, ou um desvirtuar deste tipo de arte, tendo em conta as suas origens e propósitos?...
Nesta reportagem há uma excelente notícia: vai sair entretanto um livro sobre a história da Street Art em Portugal, começando nos murais pós 25 de Abril até aos nossos dias. Ficaremos, ansiosos, a aguardar a publicação! (darei conta dela aqui no blog quando sair!)

Não posso deixar de colocar aqui esta interessante citação do texto:
Devemos falar de arte pública? Vhils, desconfortável com categorias ou classificações, aceita o termo sem se rever na sua interpretação "oficial": "As instituições que encomendam peças de arte pública têm uma relação mais forte com as instituições de arte contemporânea e por isso não as encomendam a quem faz 'graffiti' ou 'stencil'. 

Será isto verdade? Precisa a Arte Urbana de ser "encomendada"?
Não deixa de ser interessante o artista dizer isto quando tem trabalhos seus expostos numa galeria...

Sem comentários:

Posts relacionados

Também poderá estar interessado em...