O que se passa no Facebook passa-se aqui também!

18 de setembro de 2009

One and Other. O indivíduo como obra de arte.



Ser uma obra de arte por uma hora foi a proposta que o escultor britânico Antony Gormley fez aos habitantes do Reino Unido que ocuparam, durante 100 dias, o Fourth Plinth em Trafalgar Square, mesmo no centro de  Londres.
Este projecto chamou-se “One & Other” e colocou pessoas comuns, que se inscreveram nesta inciativa pela internet e foram seleccionadas aleatoriamente, em cima de um pilinto que foi construído para albergar uma estátua equestre que nunca chegou a ter.

“Através da elevação no plinto e tirando-o do chão, o corpo transforma-se numa metáfora, símbolo, emblema – um ponto de referência, de foco e de pensamento. No contexto da Trafalgar com as suas estátuas militares (…) e figuras históricas masculinas de indivíduos específicos, esta elevação da vida quotidiana a uma posição normalmente ocupada por arte monumental permite-nos reflectir sobre a diversidade, a vulnerabilidade e a singularidade do indivíduo na sociedade contemporânea. Pode ser trágico mas também divertido.” - diz-nos o artista.
Notícia no Y

Será que não há nas nossas escolas um espaço onde os nossos alunos possam também ser uma obra de arte???

Pensem nisso!

Sem comentários:

Posts relacionados

Também poderá estar interessado em...