O que se passa no Facebook passa-se aqui também!

6 de agosto de 2009

Arte em tempo de férias: ALLGARVE e não só!

Fiquei muito contente quando em Maio ou Junho se apresentou o programa ALLGARVE e, à semelhança do ano anterior, incluía uma forte programação artística, envolvendo não só os grandes museus nacionais (Museu Colecção Berardo e Fundação Serralves) mas também os museus regionais, mesmo com programas curatoriais próprios em espaços tão inusitados como as minhas de sal-gema em Loulé.
Para quem vai a banhos a Sul não deve perder de vista estas iniciativas e aliar a cultura ao lazer em tempo de férias.
Das muitas inicitivas que este programa compreende (que poderão consultar aqui) não posso deixar de referir aqui no blog uma em particular (unicamente por se enquadrar no âmbito da arte pública): Dialogue boxes on street windows, que decorre no Centro Histórico de Faro, de 20 de Junho a 27 de Setembro.
Segundo o site ALLGARVE:
"A arte pública tem motivado, nas sociedades contemporâneas, debates críticos que estimulam o aprofundamento de questões relacionadas com as implicações, limitações e possibilidades deste tipo de obras. Dialogue Boxes on Street Windows propõe-se indagar os sentidos e as condições desse trabalho de reinvenção da paisagem urbana, lançando estratégias criativas para intervir na geografia do centro histórico de Faro. A acção integra um conjunto de propostas de quatro artistas − Costa Pinheiro, Manuel Batista, Ana Vidigal e Susanne Themlitz − que privilegiam a descoberta do espaço, expandindo o domínio dos usufrutos possíveis da cidade, e despertando-a para ocupações inesperadas. A par destas intervenções, que tiram partido das características envolventes do contexto geográfico e cultural do lugar, a mostra compõe-se ainda de experiências de contacto com a comunidade, materializadas no desenvolvimento de acções de natureza pedagógica onde intervêm alunos da licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Algarve. É então expectativa deste projecto contribuir para a dinamização da participação comum, de forma a contrariar a apatia contemporânea e a reabilitar um espaço progressivamente tornado difuso."
Artistas: Ana Vidigal, Costa Pinheiro, Manuel Baptista, Susanne Themlitz e alunos da Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Algarve Comissários: Alexandre Barata e Mirian Tavares


Uma parte muito interessante de inciativas como esta é o "efeito de arrastamento" que elas provocam. Por exemmplo em Cacela Velha está a decorrer uma inciativa bem interessante que se chama “Interacções artísticas com o lugar” e é da autoria da artista Paula Reaes Pinto.
"Este projecto consiste num evento de arte pública que integra a interacção de diversas dimensões do lugar, a relação do lugar com as actividades humanas e os recursos naturais locais. Neste sentido, pretende homenagear a população de Cacela Velha que se caracteriza por uma forte relação de dependência com os recursos naturais locais."

Para saber mais sobre este projecto pode consultar a notícia do Jornal do Algarve.

1 comentário:

Dalaiama disse...

Bem, tu em férias continuas com pedalada! Isso é que é prof :)))

Posts relacionados

Também poderá estar interessado em...